SEMINÁRIO- COMBATE ÀS DROGAS E AO ALCOOLISMO
SEMINÁRIO DE COMBATE ÀS DROGAS E AO ALCOOLISMO
14/04/2025Sintibref-CE e Instituto Mor Inácio realizam seminário de combate às drogas e ao álcool com jovens em escola de Juazeiro do Norte-CE
Na manhã desta segunda-feira, 14 de abril de 2025, o Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Religiosas, Beneficentes e Filantrópicas do Estado do Ceará (Sintibref-CE), em parceria com o Instituto Mor Inácio de Antioquia, promoveu mais uma importante ação da Campanha de Combate ao Uso de Drogas e ao Álcool. O evento foi realizado na Escola Dona Maria Clotilde Saraiva, em Juazeiro do Norte CE, e cerca de cento e vinte jovens em uma programação marcada pela conscientização e pelo diálogo aberto sobre os riscos e consequências do uso de substâncias psicoativas.
Um dos pontos altos do seminário foi a palestra do Sargento Paulo Narcizio, representante do COPAC-CE (Comando de Policiamento de Áreas Críticas), que trouxe uma abordagem direta e educativa sobre a realidade do enfrentamento às drogas no cotidiano da segurança pública, além de alertar sobre os impactos sociais, familiares e pessoais relacionados ao vício.
A ação também teve um caráter educativo e de fortalecimento da cidadania. Ao final do encontro, foram distribuídos 120 exemplares do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) entre os participantes, reforçando a importância do conhecimento dos direitos e deveres de cada jovem na construção de uma sociedade mais justa e saudável.

A iniciativa integra uma série de atividades que vêm sendo promovidas pelas instituições ao longo de 2025, com foco na prevenção, orientação e apoio aos jovens em situação de vulnerabilidade social. O Presidente do Sintibref CE, falou sobre o propósito da campanha: “Nosso objetivo é despertar nos jovens a consciência crítica e o protagonismo. A informação é uma das ferramentas mais poderosas que temos para protegê-los, inspirá-los e transformá-los”, destacou.
Para o Sargento Paulo, palestrante, pontuando a importância da temática abordada, disse: “É necessário refletirmos sobre o tema e levarmos orientações e informações sobre os riscos das drogas para o ambiente escolar, pois muitos adolescentes se aproximam das drogas devido à má informação e do fácil acesso”.
A campanha segue com novos encontros programados em escolas, instituições e comunidades de Fortaleza, para os meses de abril e maio; acompanhe tudo nas nossas redes.